A multinacional brasileira JBS – Seara Alimentos vai comandar as operações de cargas conteinerizadas no Porto de Itajaí. A informação foi confirmada pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em reunião do Fórum Parlamentar Catarinense na última quarta-feira (15). A empresa Mada Araújo Asset Management, que venceu o edital de arrendamento transitório do terminal no ano passado, confirmou ao Ministério a transferência das operações.
A Seara Alimentos foi fundada em 18 de novembro de 1956 no município de Seara, oeste do estado de Santa Catarina, foi controlada pelo Grupo Marfrig de 2009 a 2013 e foi comprada pela JBS por R$ 5.5 bilhões em 2013
As negociações entre as empresas iniciaram há cerca de dois meses. Conforme informou o ministro na reunião do Fórum, foi solicitado parecer à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) sobre o prazo para as operações iniciarem efetivamente. O contrato também será enviado para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) ainda neste mês de maio.
Declarada vencedora do edital de concessão provisória em novembro de 2023 – por dois anos – do porto, a empresa Mada Araújo Asset Management já teria encaminhado para o Ministério os documentos para troca do controle do Porto.
Essa movimentação ocorre com o porto ainda sem atividades há 17 meses, dezembro de 2022, quando chegou ao fim do contrato com a APM Terminals, que administrava a estrutura há mais de 20 anos.
Durante a vigência do arrendamento transitório, o governo federal planeja lançar o edital definitivo para o arrendamento dos quatro berços do Porto de Itajaí à iniciativa privada. O arrendamento definitivo será de 35 anos, mantendo a Autoridade Portuária Pública e Municipal.
A expectativa é de que a Seara Alimentos, subsidiária da multinacional brasileira JBS e que já atua em Itajaí através do terminal privado Braskarne, comece a operar já no segundo semestre deste ano. A empresa atuará na área arrendada (berços 01 e 02) do Porto de Itajaí e deve movimentar por mês 44 mil TEUs.
Outra grande interessada em comandar as operações de cargas conteinerizadas no Porto de Itajaí foi a portuária Dubai Ports World, que sinalizou ao governador Jorginho Mello (PL) e comitiva que poderiam disputar arrendamento definitivo do Porto de Itajaí, porém o interesse foi exposto em um encontro com a comitiva do Governo Estadual, que esteve em missão internacional nos Emirados Árabes, país da gigante portuária. A reunião foi, justamente, para tratar de investimentos no setor.
A retomada permitirá que o Porto de Itajaí volte a ser referência pelo desempenho nas operações com cargas de contêineres. Em seu histórico de movimentações, no último quadriênio (2020 a 2023), foram movimentados na área arrendada 1.392.000,00 (TEUs) e, em cargas, 15,9 milhões de toneladas. Entre 2019 e 2023, um total de 1.390 navios atracaram nos berços 1 e 2 do terminal.
(Foto: Luiz Carlos Souza, Divulgação)