Demanda constante, fluxo de caixa, inovação e crescimento são receitas do sucesso da CEB – Companhia Energética de Brasília – CEBR3/CEBR5/CEBR6 – do Grupo Empresarial CEB, que tem como controladora a Companhia Energética de Brasília – CEB, cuja origem é a Companhia de Eletricidade de Brasília – CEB, oriunda do Departamento de Força e Luz da Novacap, criada em 16 de dezembro de 1968.
Com o investimento em novos negócios a partir de 1992, a CEB passou à denominação Companhia Energética de Brasília, obtendo concessão de gás canalizado em 1993 e para participar de consórcios de aproveitamento hidrelétrico, a partir de 1994. Em 2006, em atendimento ao disposto na Lei nº 10.848 de 15/03/2004 e à Resolução Autorizativa nº 318/Aneel de 14/01/2005, a CEB foi submetida a uma reestruturação societária, passando, respectivamente, as concessões de distribuição de energia elétrica no Distrito Federal, de geração das Usinas do Paranoá, Termoelétricas de Brasília e de geração da Usina de Queimado (parte da CEB no Consórcio Cemig/CEB) para as empresas CEB IPes S.A, CEB Geração S.A. e CEB Participações S.A. – CEBPar.
A CEB possui uma sociedade mista, apresenta um valor de mercado de R$ 1,39 bilhão, com um patrimônio estimado em R$ 1,30 Bilhão, opera no segmento de Utilidade Pública e Energia Elétrica e emprega um contingente de 885 colaboradores.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
A CEB trabalha para ampliar e modernizar todo o parque de Iluminação Pública do DF
O investimento em um Parque de Iluminação Pública eficiente se apresenta como importante estratégia de sustentabilidade. As luminárias em LED, além de oferecerem luminosidade maior em comparação aos modelos convencionais, têm vida útil maior e reduzem significativamente os custos em consumo de energia.
GERAÇÃO DE ENERGIA
Geração de energia elétrica e investimentos em energia solar
Além da energia gerada pelas usinas hidrelétricas, a CEB tem como meta futura diversificar a sua atuação para alternativas de geração de energia em franca expansão, como a adoção de sistemas de geração a partir da fonte solar.
A CEB atualmente gerencia a Unidade Geradora do Lago Paranoá, cuja concessão foi prorrogada até 2050. Além da usina do Paranoá, a CEB tem participação nas Usinas de Lajeado, Corumbá III, Corumbá IV e Queimados.